Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Outubro > Liberado uso de aparelhos eletrônicos durante voos

General

Liberado uso de aparelhos eletrônicos durante voos

Tecnologia

Em modo avião e com bluetooth e wi-fi desligados, dispositivos poderão ser utilizados em todas as etapas da viagem
por publicado: 30/10/2014 12:12 última modificação: 13/03/2015 11:49
Corbis Images

Uma boa notícia para os viciados em selfies: está liberado o uso de dispositivos eletrônicos portáteis durante todas as etapas da viagem de avião. A partir de agora, os passageiros poderão usar celulares, tablets, laptops, câmeras fotográficas e outros aparelhos, desde que sejam respeitadas regras de segurança, como acionar o modo avião e manter o bluetooth e o wi-fi desligados. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (30/10).

De acordo com instruções da agência, o uso dos eletrônicos em momentos como o pouso pode ser feito em aeronaves que passaram por testes ou avaliações específicas sobre imunidade à interferência dos dispositivos portáveis.

Ainda segundo a nova legislação da Anac, a companhia aérea terá de informar os passageiros sobre as condições em que os aparelhos eletrônicos podem ser utilizados em cada fase do voo, assim como as configurações necessárias. Cada empresa deve desenvolver políticas próprias sobre os tipos de dispositivos móveis que poderão ser ligados a bordo.

As companhias aéreas que desejam liberar o uso dos equipamentos devem encaminhar solicitação à Anac, apresentando documentação com avaliação de risco.

A empresa GOL Linhas Aéreas já fez o pedido à agência. A companhia informou que desde 2013 examina a interferência eletromagnética no diferentes sistemas das aeronaves da frota, baseadas em estudos divulgados por instituições internacionais habilitadas. A conclusão da GOL após os testes é de que os dispositivos eletrônicos portáteis não apresentam risco ao sistema de comunicação e navegação dos aviões, desde que utilizados de forma adequada.