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Licitação para obras do Leite Lopes pode ser aberta a partir de setembro

Aviação Regional

O ministro Eliseu Padilha apresentou o cronograma de trabalho da SAC até setembro. Em contrapartida, o governo do estado deverá fazer a obra do mergulhão e desapropriar parte do sítio aeroportuário. Só assim a obra do aeroporto será concluída
por publicado: 09/04/2015 18:18 última modificação: 23/04/2015 12:30

O processo de licitação para as obras do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, pode ser iniciado a partir de setembro deste ano. É quando a licença ambiental e o anteprojeto do aeroporto deverão ficar prontos (veja arte em anexo), segundo cronograma de trabalho do governo federal apresentado pelo ministro da Aviação, Eliseu Padilha, a prefeitos, vereadores e deputados federais de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 9/4. Paralelamente a isso, caberá ao Estado fazer intervenções fundamentais para a conclusão da obra do aeroporto.

O ministro explicou aos presentes que as alterações na pista de pouso e decolagem previstas no projeto só poderão ser feitas após a desapropriação de 390 mil metros de área e da construção de um mergulhão na Avenida Thomas Alberto Whathely, ambas de responsabilidade do governo paulista. A priorização da obra do mergulhão e do terminal de passageiros foi debatida em uma reunião entre todas as partes envolvidas no processo, no último dia 26. Um novo encontro está marcado para o próximo mês.

O ministro Eliseu Padilha defendeu que as obras dos governos federal e estadual sejam feitas paralelamente para acelerar o processo. “A nossa parte, no que diz respeito ao terminal, podemos iniciar assim que tenhamos as licenças. Nós estamos cumprindo o nosso cronograma e temos certeza que o estado também cumprirá o dele. Seria muito importante que conseguíssemos concluir as questões no mesmo momento para iniciar a obra do aeroporto como um todo”, defendeu Padilha.

Programa de aviação regional

Incluído no programa de aviação regional, o aeroporto Leite Lopes receberá aproximadamente R$ 250 milhões em investimentos. Será construído um novo terminal de passageiros com área aproximada de 30 mil m²; a pista de pouso e decolagem passará de 2.100 para 2.500 metros, com recuo de 500 metros na cabeceira 18; os pátios de aeronaves existentes hoje serão reforçados e ampliados, totalizando 78,367 m² de área com 20 posições de estacionamento. E ainda será construída uma nova seção contra incêndio de 165 m², além da reforma da seção que já existe.

Com as alterações, o aeroporto estará apto a receber um Boeing 767, o maior avião em atividade hoje nos céus brasileiros. “O aeroporto de Ribeirão Preto tem uma representação nacional muito significativa e deve contar com este retorno do governo federal. Vamos ter em Ribeirão um aeroporto para atender a população durante vários anos”, comemorou o ministro.

Veja as próximas etapas do trabalho do governo federal em relação ao Leite Lopes

Maio/15 – nova reunião para aprovação preliminar pelo DAESP do Anteprojeto do Terminal de Passageiros e discussão quanto à definição das obras a serem executadas pelo governo do estado (Mergulhão).

Junho/15 – previsão de conclusão do Plano de Controle Ambiental e início da fase final de elaboração do Anteprojeto.

Setembro/15 - previsão de conclusão do Anteprojeto para aprovação.

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