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Passageiros estão muito satisfeitos com aeroportos mais movimentados do Brasil

PESQUISA TRIMESTRAL

Treze dos quinze aeroportos pesquisados pela Secretaria de Aviação Civil superaram a nota 4, numa escala de 1 a 5. No início da série histórica, só três apresentavam esse desempenho
por publicado: 05/08/2015 08:00 última modificação: 17/08/2015 19:29
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Satisfação geral do passageiro com Guarulhos foi a que mais cresceu em um ano

Há mais de dois anos, é permanente a evolução da satisfação geral dos passageiros com os aeroportos brasileiros. No 1º trimestre de 2013, quando foi realizada a primeira rodada da Pesquisa Trimestral de Satisfação do Passageiro pela Secretaria de Aviação Civil, só 3 dos 14 aeroportos pesquisados obtiveram notas acima de 4 (o aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal, ainda não participava da pesquisa, porque ainda não tinha sido inaugurado). Já neste 2º trimestre de 2015, dez trimestres depois, 13 em 15 terminais tiveram notas acima de 4. A média foi de 4,09. Naquele 1º trimestre de 2013, essa nota era 3,86 – uma diferença de 0,27 décimos.

O salto é considerável quando se lida com números superlativos como os registrados pelos 15 aeroportos que concentram 80% de todo o movimento de passageiros no país, 172 milhões no ano passado.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PESQUISA DO SEGUNDO TRIMESTRE

O maior aeroporto da Europa, Heathrow, em Londres, soltou um relatório para o mercado de investidores no setor quando a ACI (Airport Council International) registrou alta de 0,3 décimos na satisfação dos passageiros de 2012 para 2013. A nota para o indicador, numa escala de 1 a 5, subiu de 3,94 para 3,97. No relatório aos investidores, a direção do aeroporto informava: “Atingiu (Heathrow) um recorde de desempenho de 3,97, refletindo notável melhoria sobre o último ano”. As pesquisas da ACI e a da Secretaria de Aviação seguem metodologias semelhantes.

“Subir 0,27 décimos no conceito dos passageiros é resultado de um imenso esforço dos operadores dos terminais, que podem ser traduzidos em forte investimento em infraestrutura e melhoria constante da gestão dos negócios aeroportuários”, comemora o ministro da Secretaria de Aviação, Eliseu Padilha.

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A nota 4 como meta de satisfação geral foi combinada como a ideal entre a Secretaria e os gestores dos 15 aeroportos pesquisados no 2º Seminário de Autoridades Aeroportuárias, em 2014. Eles estabeleceram que a nota mínima 4 seria um bom indicador para traduzir uma gestão eficiente. Terminaram aquele ano com média 3,94 e somente oito dos 15 aeroportos dentro da nota desejada.

Nesta quarta e quinta-feira (4 e 5 de agosto), eles estarão reunidos para o 3º Seminário de Autoridades Aeroportuárias. Só que agora vem para contar como fizeram para melhorar tanto e tão rapidamente. A ideia é compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão. No último ano, 14 dos 15 aeroportos pesquisados conquistaram melhora em relação ao próprio desempenho. A exceção foi Salvador, que teve retração de 2,6% no período.

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As 11 empresas habilitadas a fazerem os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos aeroportos internacionais de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, também foram convidadas a participarem do evento. 

CURITIBA E GUARULHOS - O aeroporto de Curitiba (PR) foi escolhido o melhor pelos passageiros, com nota média de 4,43. O que mais evoluiu foi o aeroporto de Guarulhos (SP), subiu 28,6%, em relação a si mesmo, no índice “Satisfação Geral do Passageiro”, passando de uma nota média de 3,14 no 2º trimestre de 2014 para 4,04, no 2º trimestre de 2015.

O maior aeroporto do País recebeu 39,2 milhões de passageiros em 2014 – 25,7 milhões domésticos e 13,4 milhões de origem internacional; e movimentou 504 mil toneladas de cargas no ano passado, a maior parte de origem internacional. Heathrow, que comemorou a melhoria de 0,3 décimos de 2012 para 2013, movimentou 73 milhões de passageiros em 2014.

A percepção positiva dos passageiros sobre Guarulhos foi obtida por causa das obras entregues no último ano. Essa percepção tende a crescer com a entrega das próximas obras. O foco é a modernização dos terminais 1 e 2, com conclusão prevista para o 2º semestre de 2016. O corredor de circulação nos saguões passará de 3m para 7m de largura e as áreas de check-in, restituição de bagagem e embarque e desembarque estão sendo ampliadas. 

Já o Aeroporto Internacional de Curitiba, o mais bem avaliado, também liderou em 17 das 48 categorias da pesquisa. No item “Disponibilidade de Táxi” alcançou a nota máxima (5). Apenas a qualidade da Sala VIP do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes (AM) conquistou a mesma menção, na opinião dos usuários.

Neste 2º trimestre de 2015, 12.700 passageiros foram ouvidos pela Praxian – Business & Marketing. A pesquisa tem confiabilidade de 95%.

 

PRINCIPAIS DADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE PASSAGEIROS

  • NOTAS 4 e 5

83% das notas da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros são 4 e 5.

No segundo trimestre de 2014, esse percentual era de 69%.

  • SATISFAÇÃO GERAL

13 aeroportos obtiveram nota acima de 4.

No segundo trimestre de 2014, apenas 5 aeroportos tiveram essa média.

  • TEMPO DE FILA DA INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

Todos os 15 aeroportos alcançaram notas acima de 4;

No segundo trimestre de 2014, foram 12 terminais acima dessa média.

  • DISPONIBILIDADE DE BANHEIRO

O número de aeroportos com nota acima de 4 passou para 10;

No segundo trimestre de 2014, seis aeroportos obtiveram essa média.

  • DISPONIBILIDADE DE ASSENTOS NO EMBARQUE

O número de aeroportos com nota acima de passou para 12;

No segundo trimestre de 2014, foram 8 aeroportos acima dessa média.

  • TEMPO DE FILA DE CHECK-IN (GUICHÊ)

Todos os 15 aeroportos alcançaram notas acima de 4;

No segundo trimestre de 2014, foram 9 aeroportos acima dessa média.

  • TEMPO DE FILA NA IMIGRAÇÃO

O número de aeroportos com nota acima de 4 chegou a 8

No segundo trimestre de 2014, apenas 1 aeroporto passou dessa média.

  • TEMPO DE FILA NA ADUANA

Dez aeroportos conquistaram nota acima de 4 nesse indicador;

No segundo trimestre de 2014, apenas 6 aeroportos conquistaram essa média.

  • AEROPORTO DE BRASÍLIA

A quantidade de indicadores com notas acima de 4 passou de 26, no segundo trimestre de 2014, para 34, no mesmo período deste ano. A Pesquisa Trimestral de Satisfação do Passageiro tem 48 itens.

  • AEROPORTO DE MANAUS

A quantidade de indicadores com notas acima de 4 passou de 6 para 31, comparando o segundo trimestre de 2014 com o segundo trimestre de 2015.

  • AEROPORTO DE SALVADOR

A quantidade de indicadores com notas acima de 4 passou de 15 para 18, comparando o segundo trimestre de 2014 com mesmo período deste ano.

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Confira aqui a metodologia utilizada pela pesquisa.

 

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