General
Secretaria autoriza reabertura do aeroporto de Jequié, na Bahia
AVIAÇÃO REGIONAL
Após passar por intenso cronograma de obras, executado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), a Secretaria de Aviação da Presidência da República aprovou a reabertura do tráfego aéreo no Terminal Vicente Grilo, em Jequié, sudoeste da Bahia. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19). A retomada de atividades do terminal depende, ainda, do cumprimento de procedimentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o coordenador-geral do Programa de Aviação Regional, Marcio Maffili, além de certificar a volta das operações no atual aeródromo, a Secretaria já trabalha na prospecção de um novo sítio aeroportuário para o município. O objetivo é ampliar a atividade local de aeronaves, o que só pode ser feito mediante novas condições técnicas de localização do aeródromo. “Trabalhamos junto ao Banco do Brasil na contratação de projetistas para a prospecção de cerca de 10 novos sítios aeroportuários. Dentre eles, além de Jequié (BA), municípios como Balsas (MA) e Mossoró (RN), cujos aeródromos foram declarados inviáveis para receber investimentos pela Secretaria de Aviação”, explica. A intenção da Secretaria é disponibilizar infraestrutura adequada à demanda dessas regiões do País.
Entre as intervenções realizadas no atual aeródromo pelo governo do Estado, estão serviços na área patrimonial, pista de pouso e decolagem, construção do terminal de passageiros e sinalização, biruta e revestimento asfáltico em toda pista.
Segundo o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, há um esforço especial do Governo do Estado para alavancar a aviação regional. “Buscamos atender o anseio da comunidade e ampliar os investimentos em Jequié, um importante centro regional para a Bahia. Nosso primeiro passo foi reabrir o atual aeroporto e agora vamos planejar o novo sítio aeroportuário”, afirma.
O Aeroporto de Jequié está a 205 km do polo turístico de Ilhéus, cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos, e a 169 km de Maraú, na Baía de Camamu, a terceira maior baía do Brasil. Faz parte da zona turística chamada Costa do Dendê e é um dos principais destinos turísticos do estado. Em 2012, o terminal foi interditado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e havia tido sua inscrição cancelada.
CONEXÃO REGIONAL – Jequié e outros 19 municípios baianos estão entre os aeroportos contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação. O investimento previsto é da ordem de R$ 7,3 bilhões para construção e reforma de 270 aeródromos em todo o País. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.
O investimento é oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.
Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Aviação da Presidência da República
Telefone: (61) 3311.7255/7133
E-mail: imprensa@aviacao.gov.br
Twitter: @AviacaoGovBr
Facebook: www.facebook.com/AviacaoGovBr
Instagram: www.instagram.com/aviacaogovbr
Flickr: www.flickr.com/photos/aviacaogovbr
